AGEMT na Pista: fim da sequência de vitórias da Red Bull?

O que esperar no GP do Japão com as reviravoltas no pódio do GP de Singapura
por
Giulia Fontes Dadamo
|
21/09/2023 - 12h
Max Verstappen
Max Verstappen. Imagem: The Telegraph
 

Partimos para o Japão, terra de Yuki Tsunoda, após o primeiro final de semana da temporada sem sinal de Red Bull no pódio. O fim da sequência de 15 vitórias da equipe deixa uma curiosidade no ar sobre o que acontecerá nos próximos dias. Será que o pódio de Ferrari, McLaren e Mercedes foi uma questão específica para as condições encontradas em Singapura ou eles poderiam ganhar novamente?

Mesmo com as 12 horas de diferença, o cronograma em Suzuka segue a agenda tradicional: três treinos livres, classificação e corrida. A arquibancada principal lotada numa madrugada de quinta-feira promete mostrar a tamanha paixão dos fãs japoneses. Começando hoje (21) com o TL1 às 23h30 (no horário de Brasília), seguindo com o TL2 e 3 na sexta (22) às 2h50 e 23h20, classificação no sábado (23) às 2h30 e finalmente com a corrida no domingo (24) à 1h.

A dúvida sobre quem vai ocupar os pódios desta semana parte principalmente pela Ferrari ter conseguido usar o SF-23 da melhor forma nas condições de alto downforce e na sucessão de curvas lentas de Singapura. Mas no Japão, além da alta força descendente, possui muitas curvas de alta velocidade com rápidas mudanças de direção. 

Esta é uma proposta completamente diferente e provavelmente será um desafio maior para uma Ferrari que não gosta de curvas longas.

"Provavelmente vai ser um fim de semana mais complicado, com nossas limitações voltando”, disse Sainz em coletiva de imprensa. “Mas, ao mesmo tempo, tenho a mente um pouco mais aberta em relação a isso. Antes estava um pouco menos otimista, agora quero continuar otimista e sei que se fizermos uma boa volta na qualificação e defendermos a corrida como fizemos nos últimos três fins de semana, ainda podemos ter um bom resultado.”

Carros da Ferrari e da Red Bull.
Carros da Ferrari e da Red Bull. Imagem: Motorsport

Portanto, pelos meros centésimos entre a Red Bull com a Mercedes e a McLaren na última corrida, uma das maiores séries consecutivas de vitórias e a liderança tranquila no ranking de Max Verstappen, a equipe promete estar de volta com seu melhor no Japão. "Singapura é tão diferente do que experimentaremos aqui, em termos de configuração do carro, então não estou preocupado que um fim de semana como aquele atrapalhe nosso fim de semana aqui”, disse o líder do campeonato Max Verstappen para a imprensa.

Para esse GP, a Red Bull precisa superar a Mercedes por apenas um ponto e evitar ser superada pela Ferrari por 24 pontos para que as celebrações  do título do campeonato de construtores pelo segundo ano consecutivo possam começar no domingo à noite. Já Verstappen, se impressionar neste fim de semana, provavelmente já terá seu terceiro título consecutivo no Qatar. 

Pela vantagem da RBR, a competição pelo segundo lugar na classificação dos construtores apenas esquenta, ainda  mais com a diferença de pontos entre Mercedes e Ferrari diminuindo para 24 pontos após a vitória de Carlos Sainz em Singapura. “É claro que queremos vencê-los [Ferrari], assim como eles querem nos vencer. Será necessário um esforço total da equipe, isso é certo.” disse Hamilton na coletiva de hoje (21).