O espanhol Carlos Sainz desbancou Verstappen e conquistou, em um disputa emocionante, a primeira posição no grid de largada para o GP da Itália, no último sábado, dia 02. Com essa pole, a Ferrari conquista sua 24º pole no Autódromo de Monza, mantendo seu lugar como maior detentora.
Desde a primeira edição do Campeonato Mundial de Fórmula 1, o Grande Prêmio da Itália sempre esteve presente, com um dos circuitos mais rápidos.
A pista é um marco na longa história da Ferrari. O lugar foi palco de um dos mais emblemáticos momentos da equipe: em 1988, um mês após a morte de seu fundador, Enzo Ferrari, a escuderia interrompeu o domínio da McLaren de Senna e Prost naquele final de semana. Até então, o time inglês tinha vencido 11 provas. O GP da Itália era o 12º daquele campeonato (predominância parecida com a da Red Bull de hoje). Os pilotos ferraristas conquistaram a terceira e quarta posições naquele dia de classificação, ficando atrás da dupla da McLaren.
No domingo, com a soma de alguns infortúnios no carro do brasileiro e erros de logística na corrida do francês, a arquibancada preenchida por um mar vermelho de fãs foi à loucura com a dobradinha ferrarista a duas voltas do fim. Gerhard Berger chegou em primeiro, seguido por Michele Alboreto, homenageando a memória de Enzo Ferrari.
Os ventos da história da equipe italiana, que tem o circuito como quintal de sua casa, sopraram sorte para os pilotos da mesma. Além de Sainz cruzar a bandeirada na frente de Max Verstappen, - superando o holândes por apenas 0s013 - Charles Leclerc conquistou o terceiro lugar com o marco de 1:20.361, completando o dia de brilho da escuderia italiana.
A disputa do sábado foi regida por um regra que determinou o tipo de composto para cada segmento: Q1 com duros; Q2 com médios e Q3 com macios. A medida foi tomada para reduzir o número de pneus utilizados.
Completando as primeiras 10 posições, a emoção ficou nas mãos de Alexander Albon, que impressionou ao chegar em 6º lugar no comando de um carro da Williams. A Mercedes colocou George Russell em 4º e Lewis Hamilton em 8º.