Na madrugada do domingo (02) aconteceu a terceira etapa do calendário da Fórmula 1, em Melbourne, na Austrália. O pódio foi ocupado pelos três campeões mundiais do grid, com Max Verstappen (Red Bull) na primeira colocação, seguido por Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin). O treino classificatório, na madrugada do sábado (01), consagrou o holandês com a pole position, mas não foi tão positiva para o seu companheiro de equipe, Sérgio Pérez.
O mexicano teve problemas técnicos nos freios, ainda no Q1, o que obrigou a equipe a fazer ajustes no seu carro para a corrida. A bateria e a central eletrônica do carro de número 11 foram trocadas e, por isso, o piloto teve que largar do pitlane. Junto com ele, o finlandês Valteri Bottas (Alfa Romeo) teve que fazer um acerto na suspensão e largou da última colocação.
Open Safety Car
Apesar de largar na primeira posição, instantes depois, Verstappen foi ultrapassado pelos dois carros da Mercedes. George Russell assumiu a ponta, seguido pelo seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, deixando o holandês da Red Bull para trás.
Ainda na primeira volta, Charles Leclerc (Ferrari) disputou a posição e colidiu levemente com Lance Stroll (Aston Martin), sendo obrigado a abandonar a corrida. O piloto monegasco acabou causando a entrada do Safety Car, que permaneceu por duas voltas.
O Safety Car fez outra aparição no início da etapa, quando o piloto da Willians, Alexander Albon, escapou em uma curva e bateu, deixando seu carro atravessado na pista. Após uma volta, foi decidido pela organização a interrupção da corrida com a bandeira vermelha, para limpeza dos resquícios da colisão na pista. Quinze minutos depois, os carros se posicionaram para relargada.
O maior prejudicado com a situação foi Russell, atrapalhado pela decisão antecipada de ir para o box, antes da bandeira vermelha, perdeu a liderança. Mas o azar do britânico não acabou por aí: na 18ª volta, o motor de seu carro quebrou e pegou fogo, obrigando o piloto da Mercedes a abandonar a prova. Mais uma vez o Safety Car é acionado por duas voltas.
Enquanto isso, durante 12ª volta, Verstappen realizou, sem grandes dificuldades, uma bela ultrapassagem em cima de Hamilton, abrindo uma boa vantagem e garantindo o primeiro lugar no pódio.
Dois é bom, três é demais...
A corrida seguiu tranquila, com algumas disputas de posição no meio do pelotão. Na volta 54, Kevin Magnussen (Haas) bateu a traseira direita na barreira da curva 2, perdeu o pneu e deixou muitos detritos na pista, obrigando a entrada do Safety Car - mais uma vez - e posteriormente, ocasionando a segunda bandeira vermelha da corrida.
Com duas voltas para o fim, o reinício da prova seria estático, e sem o uso de DRS no final da prova. Na nova largada, o caos foi instaurado: Logan Sargeant (Williams) atingiu Nyck De Vries (Alpha Tauri) e os dois abandonaram a corrida; Pérez caiu algumas posições depois de sair do traçado e Lance Stroll (Aston Martin) escapou para a brita, mas conseguiu voltar para a corrida.
Além disso, um toque de Carlos Sainz (Ferrari) em Alonso fez o veterano rodar na pista. Em uma rivalidade conhecida desde o kart, as Alpines também saíram prejudicadas após Pierre Gasly espremer o companheiro de equipe, Esteban Ocon, na parede e os dois franceses terem danos significativos nos carros, forçando a saída da dupla da corrida.
Advinha?! Nova bandeira vermelha foi balançada, a terceira da prova. A direção investigou o procedimento de largada e resolveu punir Sainz com 5 segundos, fazendo o espanhol cair para 12ª colocação. Os comissários, porém, decidiram não punir Gasly, com a justificativa de se tratar de um ‘incidente de primeira volta’; curiosamente, o francês está a um ponto na licença de ser suspenso por uma corrida.
A corrida terminou com o Safety Car liderando o pelotão, na mesma ordem da largada anterior, sem a permissão de ultrapassagens. Com os incidentes, apenas doze pilotos terminaram a corrida, com Sainz e Bottas sendo os únicos fora da zona de pontuação.
Tabela
Com a vitória, Verstappen abriu uma vantagem maior sobre Sergio Perez, que terminou a prova na quinta colocação e conseguiu pontuar mesmo largando do pitlane. No campeonato de construtores, a Aston Martin, que teve os pilotos em 3º e 4º lugar, conseguiu 28 pontos em Melbourne e se estabelece no segundo lugar.
A Fórmula 1 tem uma pausa de quase um mês, e retorna no dia 28 de abril, no circuito de rua de Baku, no Azerbaijão, para a quarta etapa da temporada.