AGEMT na Pista: dobradinha da Ferrari na Austrália

Com abandono de Verstappen, a equipe italiana teve o seu melhor resultado nos últimos dois anos
por
Juliana Bertini de Paula
|
25/03/2024 - 12h

 

Após duas vitórias seguidas, a sequência de Max Verstappen (Red Bull) foi novamente quebrada pelo espanhol Carlos Sainz (Ferrari), no GP de Melbourne. Depois de passar por uma cirurgia para a remoção do apêndice, que o deixou fora da etapa na Arábia Saudita, o espanhol retornou neste domingo (24), para a posição mais alta do pódio.

 

Na quarta volta, o carro do tricampeão holandês sofreu um superaquecimento dos freios, o que afetou os pneus traseiros, obrigando o piloto a abandonar a corrida. Seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, chegou na quinta posição e também não conseguiu um resultado satisfatório para a equipe, com quase um minuto de distância para o primeiro colocado.

 

 

A Ferrari aproveitou o abandono de Verstappen, e conseguiu aumentar seu próprio recorde de equipe com mais dobradinhas da Fórmula 1. Sainz, que já tinha assumido a primeira posição na segunda volta, disparou e se manteve assim até a bandeira quadriculada. Com uma boa estratégia, a equipe italiana conseguiu colocar os dois pilotos no pódio e levar a volta mais rápida, feita pelo monegasco Charles Leclerc. Atualmente a equipe está em segundo lugar no Campeonato de Construtores, apenas 4 pontos atrás da atual campeã Red Bull.

 

 

Apesar da felicidade dos italianos, o GP na Austrália foi um verdadeiro pesadelo para a Mercedes. Lewis Hamilton precisou abandonar a corrida após problemas no motor. Enquanto George Russell, que estava na sétima posição na última volta, freou para desviar de Fernando Alonso (Aston Martin), que andava devagar, e perdeu o controle do carro. Depois de bater, o carro do inglês ficou atravessado no meio da pista. O espanhol foi punido com 20 segundos e caiu da sexta posição, para a oitava.

 

 

A McLaren conseguiu ótimos resultados, Lando Norris chegou em terceiro e acompanhou os pilotos da Ferrari no pódio, após trocar de posição com Oscar Piastri, que chegou em quarto lugar na corrida do seu país. O outro australiano do grid, Daniel Ricciardo (Racing Bulls) continuou sem pontuar, enquanto seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, chegou na sétima posição, levando 6 pontos.

 

 

Os pilotos da Aston Martin e da Haas conseguiram pontuar em Melbourne. Enquanto isso, Alpine, Sauber e Williams, seguem no fundo do grid, sem marcar pontos. A última, por decisão do chefe James Vowels, correu com apenas um piloto. Logan Sargent não participou da corrida, depois de entregar seu carro para o seu companheiro de equipe, Alex Albon, que bateu durante TL1. A equipe inglesa não possuía as peças para consertar os danos no carro do tailandês e decidiu que ele correria mesmo assim, com o chassi do seu companheiro. 

 

 

No início de abril, a Fórmula 1 retorna com mais uma corrida na madrugada. O GP de Suzuka, no Japão, acontece no domingo (07), às 2h (horário de Brasília).

 

Carlos Sainz em primeiro e Charles Leclerc em segundo ao lado de Lando Norris que ocupou a terceira posição. Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Carlos Sainz em primeiro e Charles Leclerc em segundo ao lado de Lando Norris que ocupou a terceira posição. Foto: Clive Mason - Formula 1/Formula 1 via Getty Images