AGEMT NA PISTA: Classificatória acaba com bandeira vermelha

“Foi a sessão mais estranha da minha carreira” ,comenta Charles Leclerc sobre a etapa em São Paulo.
por
Eduarda Teixeira Basso
|
04/11/2023 - 12h

 

No GP do Brasil, última corrida de Sprint da temporada, nesta sexta-feira de treino livre e classificatória, o clima foi um grande fator para o resultado, que pode ser decisivo para a corrida de Domingo.  

Treino Livre

No único treino livre deste final de semana, Ferrari deu  esperanças de uma boa corrida:  o bom desempenho do espanhol Carlos Sainz, que junto com Charles Leclerc, conseguiram os dois primeiros melhores tempos. Entretanto, ao contrário da maioria do grid, eles usavam o pneu macio, enquanto seus adversários apostavam   nos  pneus duros. 

George Russell (Mercedes) conquistou o terceiro melhor tempo, depois Nico Hulkenberg (Hass) e Alexander Albon (Williams). 

Hulkenberg e Norris tiveram uma pequena colisão no treino, mas aparenta não ter prejudicado nenhum dos carros envolvidos.

Max Verstappen (Red Bull) ficou com o décimo sexto melhor tempo, e seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que passa por  momentos críticos com sua equipe, ficou com o décimo oitavo. 

A pista de Interlagos possui 15 curvas, e vai contar com 71 voltas no domingo, contabilizando 305,879km totais de corrida.  

ft1
Foto: F1 Imagem do circuito de Interlagos, com curvas e zonas de DRS em destaque

 

Qualificação

Na classificação, houve um adiamento de 15 minutos para seu início. Chances de chuva estavam em 60%.

No Q1, Verstappen reclamou dos saltos que sentia no carro, mesmo problema  que constatou  no GP do México. Mas mesmo assim, fez uma boa corrida. Já Daniel Ricardo (AlphaTauri), que teve uma das suas melhores performances da temporada no GP do México, acabou saindo logo no início da classificatória.

ft2
Foto: Gettyimagens Céu fechando e carro sendo colocado no box

No Q2 a temperatura da pista foi caindo,junto com as primeiras gotas de chuva que marcaram a sexta-feira.. Verstappen escapou da pista, e não conseguiu melhorar seu tempo, mas ainda continuou para a próxima etapa. Hülkenberg que estava tendo um bom desempenho, acabou saindo, junto com, Pierre Gasly, Kevin Magnussen e Esteban Ocon, ou como chamado pelos fãs brasileiros, “oconzinho”. 

No começo do Q3, Leclerc questionou sua  equipe quanto tempo faltava para a chuva, pois o céu estava coberto por nuvens escuras, prometendo uma chuva forte. Oscar Piastri (McLaren) ultrapassou o limite da pista, mas em pouco tempo, já estava novamente na corrida. Quando faltavam menos de cinco minutos para o fim da Q3, uma bandeira vermelha encerrou  as chances de quem não tinha feito boas voltas ainda. A ameaça de chuva, somada  com fortes ventos, fez com que a classificatória acabasse mais cedo do que o esperado. 

Verstappen ficou em primeiro lugar, seguido por Leclerc, e em terceiro, Lance Stroll. 

ft3
Foto: XPB Images Lance Stroll, Max Verstappen e Charles Leclerc no pódio de classificatória

 

O favorito do Brasil, Lewis Hamilton, que foi declarado  Cidadão Honorário brasileiro em 2022, acabou ficando em quinto lugar. Seu companheiro de equipe, George Russell, foi punido por sair com uma velocidade mais baixa na saída dos boxes, e em vez de largar  em sexto, ele perdeu dois lugares no grid, e sairá em oitavo. Isso acabou sendo positivo para Carlos Sainz e Sergio Perez, que acabaram subindo uma posição.

Sábado acontecerá a classificação Sprint às 11h00, e a corrida Sprint às 15h30.

No domingo a antepenúltima corrida da temporada ocorrerá às 14h00.