AGEMT NA PISTA: Circuito americano instiga mudança na competição

Essa é a segunda, das três etapas que acontecerão nos Estados Unidos nessa temporada
por
Eduarda Teixeira Basso
|
24/10/2023 - 12h

 

TREINO LIVRE

No TL1, Max Verstappen (Red Bull) teve o melhor tempo. Ele foi seguido por Charles Leclerc (Ferrari), que não entregou bons resultados em suas últimas performances, em comparação com seu companheiro de equipe Carlos Sainz (Ferrari) – que ficou em oitavo. A equipe italiana ainda está na disputa para o segundo lugar no Campeonato de Construtores, assim, continuam na luta para obter bons resultados. 

O terceiro melhor tempo no treino foi do inglês Lewis Hamilton, que teve uma boa colocação, superando seu companheiro de equipe, George Russell.

Nos treinos foi percebido que o clima quente da cidade texana foi algo que incomodou os pilotos, Verstappen reclamou que seu assento estava quente. Em questões climáticas, a cidade também apresenta uma baixa umidade. 

f1
Site f1- imagem da pista indicando curvas e zonas de DRS

A pista de Austin conta com 20 curvas, e é considerada uma pista larga, sendo boa para ultrapassagens. A competição no domingo contará com 56 voltas, e essa é a 10ª vez que uma corrida é disputada no Circuito das Américas de Austin, que recebe a Fórmula 1 desde 2012. 

CLASSIFICATORIO

Ao contrário do treino livre, a etapa classificatória trouxe algo surpreendente. Nenhum piloto da Red Bull no pódio. 

Em sua 100ª corrida para Ferrari, Leclerc saiu contente com o resultado, conquistou sua 21ª pole position. Atrás dele, Lando Norris, que no começo desse GP, falou que esse final de semana não seria bom para o time da McLaren. Foi, inicialmente, provado o contrário. 

ft2
Site f1- Charles Leclerc e seu novo capacete em homenagem ao time de futebol americano de Austin 

Quem inicia a segunda fila para a competição de domingo é Hamilton, que teve o melhor tempo no Q1, e fez boas voltas nesta sexta-feira. Ao seu lado larga Sainz, mostrando um desempenho positivo da Ferrari

Max Verstappen saiu decepcionado da qualificação, em que ficou com a sexta posição no grid. Depois de superar Leclerc na sua última volta no Q3, foi constatado que ele ultrapassou os limites da pista, tendo sua volta deletada. 

A diferença entre os pilotos desde o Q1 ao Q3, foram pequenas, o que pode indicar uma boa competição no final de semana.

Mudanças nos carros

Mercedes,Haas, Alpha Tauri e Aston Martin fizeram alterações em seus carros, que procuram um aumento de desempenho tanto para esse ano, quanto para 2024.  

As que se destacaram foram a do time da Mercedes e da Haas. Com um novo assoalho, o time da Mercedes fez sua última grande atualização da temporada, e parece que para Hamilton, a mudança trouxe resultados. 

ft3
imagem: Mercedes-AMG carro da mercedes com a bandeira do estado americano atrás

Na equipe americana Haas, as mudanças foram diversas, rendendo comentários de especialistas comparando o carro da equipe norte-americana ao da Red Bull. 

Sábado (21) ocorre a Sprint, e a corrida principal acontecerá domingo (22) às 16 horas.