África do Sul vence pela primeira vez na história da Copa e avança

Com gol nos acréscimos, as sul-africanas venceram a Itália e se classificaram na segunda posição do grupo G
por
Gustavo Zarza
Thomaz Cintra
|
05/08/2023 - 12h

África do Sul e Itália se enfrentaram na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023, a partida foi realizada na quarta-feira (03), no Wellington Regional Stadium, na Nova Zelândia. O jogo foi melhor para as africanas que por 3 a 2 e garantiram vaga nas oitavas de final pela primeira vez.

O placar da partida foi aberto por Arianna Caruso, logo aos 11 minutos de jogo, em cobrança de pênalti. Depois de uma confusão entre a zagueira Benedetta Orsi e a goleira Durante, veio o gol contra e o empate sul-africano. No segundo tempo, grande problema da África do Sul nesta Copa, Hilda Magaia virou o jogo aos 22 minutos. E coube a Caruso, de novo, marcar o gol de empate das italianas. 2 a 2. Já nos acréscimos, a África do Sul partiu para o ataque e Thembi Kgatlana fez o gol da primeira vitória das sul-africanas em Copas do Mundo, e garantiu a classificação. Final, África do Sul 3 a 2.

Kgatlana marca terceiro gol e garante vitória da África do Sul (Foto: Getty Images)
Kgatlana marca terceiro gol e garante vitória da África do Sul (Foto: Getty Images)

Mesmo com dois gols marcados, o ataque italiano não foi muito eficiente no último terço do campo, e apesar das boas chances criadas, a Azzurri não conseguiu garantir a vitória quando teve a oportunidade. Como se não bastasse, o setor defensivo também teve um desempenho ainda pior que as atacantes, com gol contra de Benedetta Orsi. No final da segunda etapa, uma confusão geral na área fechou o caixão da Itália.


Assim como já havia ocorrido nas duas outras partidas, Milena Bertolini insistiu em uma escalação com diversas jogadoras que não participaram do último ciclo de preparação para a Copa. Ainda que seja mais fácil culpar sempre a treinadora nesse tipo de eliminação, as próprias jogadoras também devem se responsabilizar por terem feito um torneio de modo geral, abaixo da expectativa.

 

Do outro lado, as Banyanas ganharam em dobro na partida, porque além de levar os primeiros três pontos, conquistaram a primeira classificação para a fase final da Copa do Mundo. A seleção nunca havia ganhado um jogo, seja nos mundiais ou nas Olimpíadas. É um dia marcado na história do futebol sul-africano. As sul-africanas foram ousadas,  desde o começo do jogo marcaram as italianas em seu campo de defesa. Mas, toda ousadia tem um preço, a exposição. A Itália saiu na frente após um pênalti infantil de Dhlamini.

O que as italianas não contavam é que as banyanas estavam com um pouco mais de sorte. O gol contra bizarro de Orsi, ainda no primeiro, reacendeu todas as esperanças, porque no segundo tempo o trio ofensivo sul-africano jogou muita bola. Seoposenwe, Magaia e Kgatlana infernizaram a defesa Italiana, com destaque para Hildah Magaia que fez o seu gol e deu assistência para Kgatlana marcar o da classificação.


Falando assim até parece que o jogo foi fácil, mas as italianas quase venceram, se não fosse a goleira Swart.

Sul-africanas comemoram gol de Magaia (Foto: Getty Images)
Sul-africanas comemorando gol de Magaia (Foto: Getty Images)


A África do Sul chega às oitavas de final fazendo um bom campeonato ofensivamente, mas se quiser ter alguma chance contra a Holanda, no sábado (05), às 23h (horário de Brasília), é de extrema urgência treinar a defesa em bolas aéreas.