Adolescentes encerram relação na pandemia por falta de assunto

Fim do primeiro romance foi por whatsapp e não estar na mesma sala de aula juntos todo dia foi o principal motivo
Rafaela Guazzelli Dionello
09/05/2021 - 12h

Desde março do ano passado, a pandemia vem transformando as rotinas de muitas gerações distintas, especialmente adolescentes. “A gente nem se via ou conversava mais, não tinha assunto para falar com ela. Então eu terminei”, revelou Felipe Guazzelli Dionello, 13 anos sobre o seu primeiro namoro e término. “Quando eu tinha aula presencial podia sentar perto dela na aula, passar o intervalo conversando com ela, acho que só gostava dela porque via ela todo dia.” Conta Felipe, que terminou o namoro por whatsapp.

Ao falar do assunto, percebi que ele estava com vergonha pois ficou rosa e tímido. Será que ele tinha vergonha dos amigos por gostar dela? “Eu tinha um pouco sim e até dela, nunca peguei na mão dela ou dei nem um beijo na bochecha”, afirmou Dionello. O estudante diz também que não sabe como vai ser quando voltar a ver ela todo dia na escola. “Acho que ela ficou brava comigo, por conta disso eu não estou ansioso para voltar pra escola, a gente nem é do mesmo grupinho, mas mesmo assim vai ser meio chato ver ela todo dia.”

A situação não foi tão drástica para Julia Gracias, 19 anos. Depois de um ano e quatro meses de namoro é normal o relacionamento cair na rotina ainda mais quando as coisas que eles costumavam fazer não são mais possíveis. “Não é fácil, a nossa maior dificuldade é arrumar maneiras novas de sair da rotina. Nós dois moramos na casa dos pais ainda, então fica bem difícil arrumar coisas diferentes para fazer, a gente amava sair para passear então eu acabo ficando frustrada as vezes”, comentou.

As comemorações também tiveram que ser adiadas, o casal que tinha costume de sair ou viajar para comemorar aniversários de namoro teve que se adaptar diante das restrições e deixaram de fazer isso por vários meses, Gracias conta que a criatividade para inovar e não cair na mesmice é essencial nessas horas.

Gracias afirma que as brigas entre o casal são extremamente raras, “A quarentena nos aproximou e muito, não está sendo fácil para mim, tive vários momentos frágeis esses últimos meses e ele sempre se mostrou do meu lado e assim fomos conhecendo melhor um ao outro e crescendo como casal”.