Cristiano Ronaldo atingiu mais uma marca histórica na sua gloriosa carreira. Na estreia da Liga das Nações, o atacante contribuiu com a vitória de Portugal em cima da seleção croata por 2 a 1, balançando as redes uma vez. Gol este que consolidou um momento importante na carreira do atleta, aos 39 anos, CR7 é o maior artilheiro da história do futebol com 900 gols, se tratando de gols oficiais.
Na partida, aos 34’, Cristiano Ronaldo recebeu um lançamento por cima da defesa, avançou rapidamente entre os dois zagueiros e, com um toque preciso, marca o gol contra a Croácia. Os outros dois gols marcados foram concebidos por Diogo Dalot, o jogador abriu o placar para Portugal aos 7’ e o gol da Croácia se tratou de um gol contra, também marcado pelo zagueiro português, aos 41’.
A trajetória até o marco histórico
Cristiano Ronaldo, foi eleito por cinco vezes o vencedor do Ballon d'Or, maior prêmio individual do futebol, e eleito Jogador do Século pelo Globe Soccer Awards.
Sua carreira profissional começou no Sporting, em Portugal. Com 18 anos, o talento de Ronaldo chamou a atenção de Alex Ferguson, então técnico do Manchester United, que o levou para a Inglaterra. No time inglês, ele desempenhou um papel fundamental com a conquista de vários títulos com o clube.
O auge de sua carreira começou em sua marcante passagem pelo Real Madrid. Contratado em 2009, Ronaldo rapidamente se tornou a estrela do time. Durante suas nove temporadas no clube, ele conquistou quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA (2014, 2016, 2017, 2018), dois campeonatos espanhóis (2012, 2017) e várias outras taças.
O português estabeleceu recordes importantes no clube merengue, incluindo o maior número de gols em uma única edição da Liga dos Campeões (17 gols) e o maior número de gols marcados pelo clube em todas as competições (450 gols).
Em 2023, Cristiano superou mais uma barreira e se uniu ao elenco do clube árabe, Al Nassr. A chegada do jogador atraiu olhares do mundo e movimentou o mercado futebolístico da Arábia Saudita.
Para a seleção portuguesa Cristiano é a representação de uma nova era - como o maior artilheiro de todos os tempos - o craque levou Portugal a grande destaque no futebol, sendo Campeões da Euro 2016 e Liga das Nações 2018-19.
Em busca do milésimo
Agora, depois dos 900 gols, Cristiano Ronaldo está mais perto de um feito impressionante e inédito. O atacante pode chegar ao milésimo gol oficial.
O recorde de mil gols considerado pela entidade máxima do futebol mundial (FIFA) só inclui os marcados em partidas oficiais. Assim, algumas das contagens pessoais de Josef Bican, Gerd Müller, Arthur Friedenreich, Pelé, Ernst Wilimowski, Franz Binder, Romário e Túlio Maravilha, que também chegaram a mil gols, não são reconhecidas oficialmente.
“Vou chegar aos 1000 gols. Quero chegar a essa marca. Que idade terei nessa altura? Talvez 41, não sei. Por isso é que te disse que quero viver o presente, mas desde que não tenha lesões, o que para mim é o mais importante. É a maior marca que posso atingir no futebol, meu desafio é chegar lá” — disse Cristiano Ronaldo em seu novo canal no YouTube.
No Al-Nassr - atual clube do português -, são 68 gols em 72 jogos, uma média de 0,91 gols por partida, ritmo que traz esperança ao jogador. Se continuar com a média de gols que tem pelo clube árabe, o milésimo gol pode ocorrer em até três temporadas.