60 Anos de Ditadura: A educação como resistência

Como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo teve forte participação na oposição à ditadura militar de 1964
LUCCA CANTARIM DOS SANTOS
25/04/2024 - 12h

Em março de 2024, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) inaugurou uma exposição no Memorial da Resistência, local dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, como consta no site oficial da instituição. A mostra da universidade tem como objetivo expor sua própria participação na luta contra um dos períodos mais cruéis da história brasileira.

1
Visitantes apreciam a exposição da PUC no memorial da resistência   Divulgação: Jornal da PUC

“Foi uma experiência tocante e inspiradora. No ano em que se completa 60 anos do golpe, ter uma exposição sobre a PUC-SP e a sua marcante resistência, justamente no memorial, que não deixa que esse momento terrível seja esquecido é incrível, ainda mais para mim, aluno de jornalismo da Universidade”, afirma Vitor Henrique Nhoatto Bagattini, estudante do segundo semestre de jornalismo, em entrevista ao Jornal oficial da Universidade após visitar o museu.

Em toda sua história de resistência, a PUC-SP passou por eventos traumáticos e marcantes. O principal sendo a invasão do campus sede, localizado em Perdizes, no dia 22 de setembro de 1977. Na data, ocorria uma reunião de alunos, propondo a reorganização da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em resposta ao pacífico encontro, o Coronel Erasmo Dias comandou uma invasão à universidade, acompanhado de uma tropa armada com bombas. Naquela trágica noite, centenas de alunos, professores e funcionários foram presos e muitos gravemente feridos.

Horrorizada com a situação, a então reitora Nadir Gouvêa Kfouri, primeira mulher no mundo a chefiar uma universidade católica, expressou sua indignação: “Não dou a mão a assassinos”, foi a marcante frase que disse à Erasmo, quando ele foi cumprimentá-la. Até hoje a história do ataque perdura como um dos maiores, se não o maior exemplo de resistência dentro da Pontifícia.

2
Emblemática fotografia de Nadir Kfouri em 22 de setembro de 1977, dia da invasão  Divulgação: Jornal da PUC

Outro feito importantíssimo, foi a postura da universidade quanto ao aluno João Maria Ximenes de Andrade, do curso de Ciências Econômicas. João tinha 41 anos quando foi sequestrado no bairro de Vila Medeiros por militares, em 23 de março de 1974.

Após anos recebendo cartas dos familiares do aluno desaparecido, a PUC-SP, em sua Comissão da Verdade interna, noticiou e divulgou o desaparecimento dele para a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão da secretaria de direitos humanos. E finalmente em 19 de novembro de 2019, a instituição ministrou a diplomação simbólica de João Ximenes.

3
Cerimônia de homenagem e diplomação ao aluno desaparecido João Ximenes. Divulgação: Jornal da PUC

Segundo Ana Paula de Albuquerque Grillo, procuradora da Fundação São Paulo (que é mantenedora da Pontifícia) em entrevista ao Jornal da PUC: “Diplomar João Maria Ximenes de Andrade é uma forma de homenageá-lo, de mostrar à família que sua história está escrita, resgatada e presente dentro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo”.

Relembrar é resistir, e o memorial, é uma forma de não deixar que essa memória se perca, afinal, atos de resistência como os de Nadir Kfouri não devem ser esquecidos, só assim poderemos evitar que esse período hediondo se repita.