A 28ª Maratona Internacional de São Paulo ocorreu neste domingo (07), na Avenida Pedro Álvares Cabral, nas imediações do parque do Ibirapuera, Zona Sul de SP. A corrida de rua teve como marca oficial a Olympikus, e além dos 42,195 km, foram oferecidas aos atletas as provas de 21 km (meia maratona), 10 km e 5 km.
Os atletas elite da maratona largaram às 6:10 e o restante às 6:15; os da meia às 6:30; os dos 10 km às 6:40 e os dos 5 km às 6:45. O percurso da maratona teve como largada o Obelisco, onde os atletas seguiram em direção ao aeroporto, retornaram, foram até Pinheiros, atravessaram o Rio Pinheiros, rodaram em toda Cidade Universitária, e retornaram à linha de chegada ao parque do Ibirapuera.
Em meio a um clima agradável e úmido de 17ºC, o atleta Nicolas Kiptoo Kosgei, do Quênia, ganhou entre os homens com o tempo de 2h16min25s. Logo atrás dele estava o atleta Gosa Bogale Seyoum, da Etiópia, com o tempo de 02h17min05s e o terceiro lugar masculino da corrida foi consagrado pelo brasileiro Ederson Vilela Pereira, com o tempo de 02h19min14s.
Nicolas e Gosa permaneceram juntos praticamente durante toda a corrida, porém nos metros finais o queniano conseguiu acelerar seu ritmo e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. "Essa é a minha primeira maratona em São Paulo e estou muito feliz com o primeiro lugar. Vou passar mais três aqui no Brasil, e depois irei voltar para o Quênia e continuar treinando".
O atleta queniano também comentou sobre as dificuldades que teve na prova. "O percurso era bom, mas com muitas descidas e subidas e teve um momento em que comecei a sentir muitas dores no meu joelho. Estou acostumado com o clima quente do Quênia, então o clima frio também não estava nos ajudando, mas conseguimos finalizar a prova".
Sobre qual será sua próxima maratona, o atleta afirma "Tenho vontade de correr na Europa, não sei, em algum país da Europa". Nicolas ficou muito contente com seu desempenho e não descarta a oportunidade de participar da próxima Maratona Internacional de São Paulo, no ano que vem.
O paulista Ederson Vilela, campeão da Maratona de Curitiba do ano passado, se mostrou contente com a sua colocação na corrida e já tem planos para conquistar o título de vencedor no próximo ano. "Eu estava bem preparado, fiz uma primeira metade da prova mais conservadora e acelerei meu ritmo na segunda metade, e consegui ser o terceiro colocado da corrida. Estou muito feliz com a minha colocação e espero voltar no próximo ano para brigar pela vitória na corrida".
"Minha maior dificuldade foi no momento em que cheguei no último túnel do percurso, e percebi que os dois estavam distantes de mim. Precisei manter meu ritmo para garantir a terceira colocação, não me importando com o tempo em que iria finalizar a prova", afirma Ederson.
Resultados da 28ª Maratona de São Paulo:
Masculino
-
Nicolas Kiptoo Kosgei (QUE), 02h16min25s
-
Gosa Bogale Seyoum (ETH), 02h17min05s
-
Ederson Vilela Pereira (BRA), 02h19min14s
-
Geilson dos Santos Conceição (BRA), 02h21min14s
-
Raphael Magalhães Moura (BRA), 02h25min51s
Feminino
-
Helen Daniela Baltazar Medina (BOL), 02h50min14s
-
Tadesu Tafa Weka (ETH), 02h50min50s
-
Haregeweyni Hads Alemayehu (ETH), 02h51min
-
Emily Chebet (QUE), 02h51min54s
-
Faridah Jepchirchir Chelanga (QUE),02h52min01s